Nível de internacionalização de empresas: uma proposta de modelo conceitual de classificação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p22-49

Palabras clave:

Internacionalização, Pequenas e médias empresas, Modelo conceitual.

Resumen

O objetivo deste artigo é desenvolver um modelo conceitual para classificação de nível de internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs), contribuindo com a pesquisa no tema e com o fim de auxiliar as PMEs na revisão ou formulação de seus processos de internacionalização. O método do estudo é de cunho qualitativo, empregando a análise de conteúdo, validações com especialistas e dividido em duas fases: a primeira do levantamento bibliográfico, em que foram identificadas as variáveis que afetam a internacionalização de empresas e a segunda fase, de formulação e validação do modelo proposto e do instrumento de pesquisa desenvolvido. Conclui-se que o modelo conceitual oferecido poderá contribuir com estudos que tenham como objetivo, entre outros, classificar o nível de internacionalização de empresas. Além disso, os fatores informados pelo modelo e que afetam a internacionalização de empresas, podem auxiliar as empresas, principalmente às PMEs a formularem ou revisarem suas estratégias de internacionalização. 

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Biografía del autor/a

Ramon Ortiz-Rojo, Me., Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da UFES.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da UFES.

Bruno Almeida Vilela, D.r., UFES

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração, UFES.

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Publicado

2023-04-18

Cómo citar

Ortiz-Rojo, R., & Vilela, B. A. (2023). Nível de internacionalização de empresas: uma proposta de modelo conceitual de classificação. Revista De Negócios, 27(2), 22–49. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p22-49

Número

Sección

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