Nível de internacionalização de empresas: uma proposta de modelo conceitual de classificação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p22-49

Keywords:

Internacionalização, Pequenas e médias empresas, Modelo conceitual.

Abstract

O objetivo deste artigo é desenvolver um modelo conceitual para classificação de nível de internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs), contribuindo com a pesquisa no tema e com o fim de auxiliar as PMEs na revisão ou formulação de seus processos de internacionalização. O método do estudo é de cunho qualitativo, empregando a análise de conteúdo, validações com especialistas e dividido em duas fases: a primeira do levantamento bibliográfico, em que foram identificadas as variáveis que afetam a internacionalização de empresas e a segunda fase, de formulação e validação do modelo proposto e do instrumento de pesquisa desenvolvido. Conclui-se que o modelo conceitual oferecido poderá contribuir com estudos que tenham como objetivo, entre outros, classificar o nível de internacionalização de empresas. Além disso, os fatores informados pelo modelo e que afetam a internacionalização de empresas, podem auxiliar as empresas, principalmente às PMEs a formularem ou revisarem suas estratégias de internacionalização. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ramon Ortiz-Rojo, Me., Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Administração PPGADM UFES, bolsista CAPES, Mestre em Administração PPGADM UFES, graduado em Administração, pós graduado em gestão de projetos e programas sociais. Certificado como PMP (Project Management Professional), pela Organização PMI (Project Management Institute)

Bruno Almeida Vilela, D.r., UFMG

Professor do curso de Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo na área de Gestão de Operações e Logística. Possui doutorado pelo Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Mercadologia, Estratégia e Operações. Doutorado sanduíche pela Technische Universität Braunschweig, no Institut für Controlling & Unternehmensrechnung. Concluiu seu mestrado pelo Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2015), na linha de Mercadologia, Estratégia e Operações. Trabalha em ensino e pesquisa na área de gestão de operações e logística. Tem foco de pesquisa em estudos de eficiência e produtividade no âmbito tanto de organizações públicas como privadas. Possui vasta experiência de pesquisa e trabalhos sobre benchmarking e modelos de regulação por incentivos de monopólios naturais. 

Downloads

Published

2023-04-18

How to Cite

Ortiz-Rojo, R., & Vilela, B. A. (2023). Nível de internacionalização de empresas: uma proposta de modelo conceitual de classificação. Revista De Negócios, 27(2), 22–49. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p22-49

Issue

Section

Articles