A percepção de gestores da construção civil acerca do conceito de estratégia organizacional: Um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n3p23-40Keywords:
estratégia, imagem, construção civil, Método de Configuração de Imagem (MCI), Técnica de Configuração de Imagens Ideativas (TCID).Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar a imagem de estratégia organizacional que surge da visão de gestores ligados a empresas de construção civil, urbanizadoras, do ramo imobiliário e de material de construção, em um município localizado na Serra Gaúcha. No que se refere à metodologia de pesquisa utilizada para a obtenção dos resultados apresentados, entende-se que foi adequada aos objetivos de pesquisa. Foi empregada a Técnica de Configuração de Imagens Ideativas (TCID), que é uma variação do MCI (Método de Configuração de Imagem); onde o MCI consiste em uma técnica de configuração de imagem de objetos mais “tangíveis” e, o TCID uma técnica de configuração de imagem de objetos “intangíveis”, puramente ideativos (DE TONI et al., 2006). Foram realizadas 20 entrevistas, com gestores, nos meses de novembro e dezembro de 2010. Os resultados deste estudo apresentam 32 atributos, que foram distribuídos dentre as cinco dimensões de estratégia, propostas por Mintzberg (1987), os Cinco Ps – plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. O estudo realizado possibilita a observação da imagem que os entrevistados, gestores de empresas, têm em relação ao conceito de Estratégia Organizacional. Sob a ótica dos Cinco Ps, por meio dos quais Mintzberg (1987) elege as cinco dimensões observáveis para o termo (ou conceito) “estratégia”, o estudo permite, por exemplo, concluir que os entrevistados apresentaram uma tendência a relacionar o termo às dimensões Plano e Perspectiva. Por outro lado, as dimensões Padrão, Posição e Pretexto, foram quase que totalmente “ignoradas”. Tal percepção poderá refletir nos resultados a serem obtidos por estas organizações, principalmente no médio e no longo prazo, uma vez que os gestores entrevistados estão inclinados a compreender, e a operacionalizar, a estratégia, considerando apenas duas das cinco dimensões que a compõem.