DIMENSÕES DO RELACIONAMENTO E VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM BASE NAS OPINIÕES DOS CLIENTES DE UM GRANDE BANCO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%25pKeywords:
Marketing de relacionamento, Clientes, ContatosAbstract
Tendo em vista a crescente adesão do setor bancário ao marketing de relacionamento, o presente trabalho teve por objetivo conhecer as dimensões do relacionamento percebidas pelos consumidores e analisar as influências que as variáveis demográficas podem exercer sobre tais percepções. Para tal, realizou-se uma survey junto a 305 clientes de um dos maiores bancos brasileiros. Os dados indicam que tais clientes, com base na segurança que sentem na instituição, relacionam-se com ela de livre e espontânea vontade e que, em troca, são honestos em suas negociações com a mesma. Apontam, ainda, que esses clientes valorizam sobremaneira a prestação de um bom tratamento. Por outro lado, variáveis demográficas, consideradas pela literatura como de grande relevância nos relacionamentos, não se mostraram muito significativas. Analisaram-se os impactos disto para uma perspectiva relacional e consideraram-se implicações gerenciais, bem como indicações para futuras pesquisas.Downloads
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Published
2007-06-25
How to Cite
Benício de Mello, S. C., de Souza Neto, A. F., de Souza Leão, A. L. M., Bezerra Fonsêca, F. R., & Oliveira, P. A. da S. (2007). DIMENSÕES DO RELACIONAMENTO E VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM BASE NAS OPINIÕES DOS CLIENTES DE UM GRANDE BANCO BRASILEIRO. Revista De Negócios, 11(1). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%p
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Artigos