A influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.

Autores

  • Sheila Patrícia Ramos Beckhauser FURB
  • Daniele de Lourdes Curto da Costa Martins Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Castro de Carvalho Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p56-67

Palavras-chave:

Desenvolvimento de novos produtos, desempenho operacional, equipe produtiva.

Resumo

O objetivo do estudo é verificar a influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.  Verificou-se ainda e a frequência de interação modera a relação entre o envolvimento da equipe produtiva e o desempenho operacional. Para tanto, o estudo caracteriza-se como descritivo e quantitativo. A amostra foi composta por 86 empresas do setor produtivo. A análise dos dados foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstraram que o Envolvimento Interno possui influência de 22,6% sobre o Desempenho Operacional e a frequência de interação de 34,1%. Já a frequência de interação (força do laço) enquanto variável moderadora entre o Envolvimento da Equipe Interna e Desempenho Operacional não foi significante. Assim, sugere-se que o envolvimento interno influencia o desempenho operacional, porém a frequência de interações com a equipe interna é mais significante do que a própria integração em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele de Lourdes Curto da Costa Martins, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Administração

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração

Luciano Castro de Carvalho, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professor Doutor em Administração na FURB

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Beckhauser, S. P. R., Martins, D. de L. C. da C., & Carvalho, L. C. de. (2018). A influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos. Revista De Negócios, 22(4), 56–67. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p56-67

Edição

Seção

Articles