DETERMINANTES DAS ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%25pPalavras-chave:
Investimento Direto Externo, Empresas Multinacionais, Países em Desenvolvimento, InternacionalizaçãoResumo
O objetivo do presente artigo é avaliar os determinantes do Investimento Direto Externo (IDE) de Empresas Multinacionais (EMNs) de origem dos Países em Desenvolvimento (PEDs). O paradigma eclético e sua variante de “Investment Development Path” constituem um referencial teórico consistente, mostrando que as estratégias de investimento das EMNs de origem dos PEDs dependem não apenas das especificidades locais do país hospedeiro, mas, sobretudo, das vantagens de propriedade das próprias empresas e dos níveis de desenvolvimento do seu país de origem. Os resultados da análise qualitativa de um caso de empresa multinacional brasileira apontam para a importância dos fatores de mercado potencial, do nível de barreiras comerciais, da logística e de fatores culturais como elementos importantes na determinação de uma estratégia de investimento do tipo “market seeking”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-06-25
Como Citar
Amal, M. (2007). DETERMINANTES DAS ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA. Revista De Negócios, 11(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%p
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.