O Papel Moderador do Afeto Interpessoal na Relação entre o Compromisso Prévio do Avaliador e Avaliação de Desempenho Subjetiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p50-68

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o efeito moderador do afeto interpessoal na relação entre o compromisso prévio do avaliador e avaliação de desempenho subjetiva. Como método foi utilizado o experimento 3x2 em uma amostra composta por 200 profissionais e acadêmicos da área de gestão. Os dados foram analisados com o auxílio do teste Mann-Whitney (U) e da regressão Tobit. Os resultados mostram que o compromisso prévio do avaliador e o afeto interpessoal influenciam de forma positiva e significativa a probabilidade de o gerente fornecer uma promoção ao funcionário. Na análise de moderação, verificou-se um efeito moderador positivo e significativo. Permitindo inferir que quando o gerente gosta do empregado, o compromisso com a decisão anterior afeta de forma mais acentuada na probabilidade de promoção deste funcionário. Em outras palavras, o gerente fica mais propenso a aumentar o comprometimento com a decisão escolhida. Contudo, verificou-se que os gerentes que foram a favor da promoção dos funcionários forneceram classificações de desempenho semelhantes aos gerentes que não participaram da contratação. Portanto, os resultados não apontam para a existência do viés de escalada do comprometimento no contexto analisado. Teoricamente esta pesquisa contribui ao inserir um novo construto comportamental no contexto do viés de escalada (afeto interpessoal). Do ponto de vista prático contribui ao fornecer evidências de como decisões anteriores interagem com o gosto do avaliador pelo subordinado para influenciar decisões futuras sobre avaliações de desempenho. Podendo ser úteis em auxiliar as empresas a aprimorar os sistemas de avaliação de desempenho, incorporando aspectos comportamentais dos tomadores de decisão.

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Biografia do Autor

Diego Dantas Siqueira, Me., Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - PPGCC/UFPB. Pós-graduado em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EaD) pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB, (2022).Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2018). Estagiou durante 2 anos no Banco do Brasil S.A. Atuou como Professor substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Tabuleiro do Norte, e Tutor Externo na UNIASSELVI.

Wenner Glaucio Lopes Lucena, D.r., Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2011) e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2004). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (2001) Atual UFCG. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis UFPB (2014-2018). Editor da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). Avaliador de Curso de Graduação e Tecnológico, Presencial e a Distância do Ministério da Educação (MEC/SINAES). Membro da Comissão Assessora de Área do ENADE em Ciências Contábeis (2015 a 2023). Autor de trabalhos premiados em congressos, como os da AnpCONT, AdCont, SemeAd e Seminário da UFPE em Ciências Contábeis, além de premiação na Iniciação Cientifica PIBIC (2014/2015). Atuou como Docente e Orientador no curso de Mestrado do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN e atualmente é Vice-Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB. Presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON). Coordenador do Projeto de Extensão: Educação Financeira para Toda a Vida e Idealizador e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Coordenador Regional na Paraíba da Associação Brasil de Educadoras e Educadores (ABEEF). Líder do tema Educação Financeira no XLV Encontro da ANPAD. Participa como pesquisador de vários grupos de pesquisa cadastro no CNPq e é líder do grupo Contabilidade e Educação Financeira (UFPB). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis, as principais áreas de interesse são: Contabilidade Aplicada aos Usuários da Informação, Educação Financeira e Finanças Comportamentais

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Siqueira, D. D., & Lucena, W. G. L. (2023). O Papel Moderador do Afeto Interpessoal na Relação entre o Compromisso Prévio do Avaliador e Avaliação de Desempenho Subjetiva. Revista De Negócios, 27(2), 50–68. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p50-68

Edição

Seção

Articles