ELEMENTOS TRAÇO E AGROTÓXICOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA, SEDIMENTO E MATA CILIAR COLETADAS NO ENTORNO DO RIBEIRÃO DA MATA (MG)

Auteurs-es

  • Isabela Fernanda Araújo Torres
  • Thais de Ataide Costa
  • Manuela Bamberg Andrade
  • Mailson da Silva Teixeira Teixeira
  • Lilian de Paula Gonçalves Reis Reis
  • Luciano dos Santos Rodrigues
  • Marília Martins Melo Escola de Veterinária Laboratório de Toxicologia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p6-19

Mots-clés :

Elementos traço.Agrotóxicos.Meio ambiente.

Résumé

Objetivou-se determinar a concentração de elementos traço e agrotóxicos em amostras de água, sedimento e mata ciliar do ribeirão da Mata (MG) no segmento entre Vespasiano e Capim Branco. As coletas foram realizadas nos anos de 2011 e 2012, nas estações seca e chuvosa, em cinco municípios no entorno do ribeirão. Foram pesquisados metais (chumbo, cádmio, mercúrio e zinco) e agrotóxicos (organoclorados, organofosforados, carbamatos, piretróides e rodenticidas anticoagulantes). Em relação aos metais, nas amostras de água somente foi detectado zinco. Em 2011, nas amostras de sedimento foram detectados chumbo e mercúrio acima do valor de referência de qualidade e, em 2012, acima do valor de prevenção conforme CETESB (2005). Em relação aos agrotóxicos, nas amostras de água, sedimento e mata ciliar foram detectados carbamatos e organofosforados. Ressalta-se a necessidade de acompanhamento nas áreas que apresentam maior índice de contaminação, que estão localizadas próximas aos centros urbano-industriais para melhorar a qualidade da água e satisfazer as expectativas dos habitantes locais. O uso de agrotóxicos de forma indiscriminada pode contaminar seriamente o solo e, consequentemente, a água, comprometendo em médio prazo a sustentabilidade de muitas atividades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marília Martins Melo, Escola de Veterinária Laboratório de Toxicologia Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Clínica

Área: Toxicologia

 

Téléchargements

Publié-e

2014-08-11

Comment citer

Torres, I. F. A., Costa, T. de A., Andrade, M. B., Teixeira, M. da S. T., Reis, L. de P. G. R., Rodrigues, L. dos S., & Melo, M. M. (2014). ELEMENTOS TRAÇO E AGROTÓXICOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA, SEDIMENTO E MATA CILIAR COLETADAS NO ENTORNO DO RIBEIRÃO DA MATA (MG). Revista De Estudos Ambientais, 15(1), 6–19. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p6-19

Numéro

Rubrique

Artigo original