ELEMENTOS TRAÇO E AGROTÓXICOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA, SEDIMENTO E MATA CILIAR COLETADAS NO ENTORNO DO RIBEIRÃO DA MATA (MG)

Authors

  • Isabela Fernanda Araújo Torres
  • Thais de Ataide Costa
  • Manuela Bamberg Andrade
  • Mailson da Silva Teixeira Teixeira
  • Lilian de Paula Gonçalves Reis Reis
  • Luciano dos Santos Rodrigues
  • Marília Martins Melo Escola de Veterinária Laboratório de Toxicologia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p6-19

Keywords:

Elementos traço.Agrotóxicos.Meio ambiente.

Abstract

Objetivou-se determinar a concentração de elementos traço e agrotóxicos em amostras de água, sedimento e mata ciliar do ribeirão da Mata (MG) no segmento entre Vespasiano e Capim Branco. As coletas foram realizadas nos anos de 2011 e 2012, nas estações seca e chuvosa, em cinco municípios no entorno do ribeirão. Foram pesquisados metais (chumbo, cádmio, mercúrio e zinco) e agrotóxicos (organoclorados, organofosforados, carbamatos, piretróides e rodenticidas anticoagulantes). Em relação aos metais, nas amostras de água somente foi detectado zinco. Em 2011, nas amostras de sedimento foram detectados chumbo e mercúrio acima do valor de referência de qualidade e, em 2012, acima do valor de prevenção conforme CETESB (2005). Em relação aos agrotóxicos, nas amostras de água, sedimento e mata ciliar foram detectados carbamatos e organofosforados. Ressalta-se a necessidade de acompanhamento nas áreas que apresentam maior índice de contaminação, que estão localizadas próximas aos centros urbano-industriais para melhorar a qualidade da água e satisfazer as expectativas dos habitantes locais. O uso de agrotóxicos de forma indiscriminada pode contaminar seriamente o solo e, consequentemente, a água, comprometendo em médio prazo a sustentabilidade de muitas atividades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marília Martins Melo, Escola de Veterinária Laboratório de Toxicologia Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Clínica

Área: Toxicologia

 

Published

2014-08-11

How to Cite

Torres, I. F. A., Costa, T. de A., Andrade, M. B., Teixeira, M. da S. T., Reis, L. de P. G. R., Rodrigues, L. dos S., & Melo, M. M. (2014). ELEMENTOS TRAÇO E AGROTÓXICOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA, SEDIMENTO E MATA CILIAR COLETADAS NO ENTORNO DO RIBEIRÃO DA MATA (MG). Revista De Estudos Ambientais, 15(1), 6–19. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2013v15n1p6-19

Issue

Section

Artigo original