UMA FORMA DINÂMICA DE IDENTIFICAR ÁREAS DE DESLIZAMENTO E DESENVOLVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO WEHMUTH, BAIRRO VELHA GRANDE, BLUMENAU-SC

Autores/as

  • Amanda Doubrawa FURB
  • Francielli Stano FURB
  • Rafaela Vieira FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2007v9n2p27-38

Palabras clave:

Risco. Educação Ambiental. Percepção.

Resumen

No Bairro Velha Grande, município de Blumenau, foi planejada e desenvolvida uma ação de Educação Ambiental junto à Comunidade da rua Emil Wehmuth com o objetivo de capacitá-los para identificar áreas de risco de eslizamento presentes no local. A ação realizada envolveu as seguintes atividades: discurso teórico ilustrativo, jogo educativo - ambiental e atividade de avaliação através de imagens de áreas de risco de deslizamentos. O curso, com ênfase na temática lixo, foi realizado pelos mestrandos da disciplina de Educação e Percepção Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental/FURB. Participaram da atividade avaliativa 24 (vinte e quatro) moradores. Grande parte deles evidenciaram novos fatores de risco após a realização do curso de capacitação. Constatou-se também a importância da utilização de imagens da própria comunidade ou próximas dela, de suas atividades e linguagem adequada ao público-alvo para a eficácia do curso. As atividades desenvolvidas durante a ação atingiram as expectativas e objetivos desejados. Proporcionaram um aprendizado aliado a ludicidade, construindo com os moradores da localidade uma outra imagem sobre as áreas de risco de deslizamento. Palavras- chave: Risco. Educação Ambiental. Percepção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Doubrawa, A., Stano, F., & Vieira, R. (2008). UMA FORMA DINÂMICA DE IDENTIFICAR ÁREAS DE DESLIZAMENTO E DESENVOLVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO WEHMUTH, BAIRRO VELHA GRANDE, BLUMENAU-SC. Revista De Estudos Ambientais, 9(2), 27–38. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2007v9n2p27-38

Número

Sección

Artigo original