VULNERABILIDADE À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA DE AQUÍFERO IÇÁ/FRATURADO NORTE NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RONDÔNIA

Autores/as

  • Miqueias Lima Duarte Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-8232-4655
  • Marília Locatelli Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Rondônia
  • Tatiana Acácio da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Eliomar Pereira da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p40-54

Palabras clave:

Aquífero livre. Método GOD. Pontos de contaminação.

Resumen

As águas subterrâneas são fontes vitais para o suprimento das necessidades humanas. No entanto, as diversas atividades antrópicas desenvolvidas na superfície do solo têm comprometido sua quantidade e qualidade. O conhecimento das áreas com maior ou menor nível de vulnerabilidade à poluição nos aquíferos é de extrema importância para a gestão eficiente desses recursos. Este estudo visa avaliar a vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas no sistema de aquífero Içá/Fraturado Norte na área urbana do município de Porto Velho, Rondônia, e mapear as principais fontes potencias de geração de carga contaminante. A aplicação do método GOD (Groundwater occurrence; Overall lithology of the unsaturated zone; and Depth of the water table), permitiu identificar as classes de vulnerabilidade na área. Os resultados obtidos mostram que existe uma predominância de média vulnerabilidade à contaminação (52%) distribuídas em toda área de estudo, seguida de alta vulnerabilidade (37%) ocorrendo principalmente na região central, e baixa vulnerabilidade (12%) em predominância nas regiões ONO, N e ENE. O mapeamento das principais fontes geradoras de carga contaminante, juntamente com o estudo de direção de fluxo indicou que na região central da área urbana existem locais com real risco à contaminação, em especial devido a maior quantidade de postos de combustíveis, demostrando a necessidade de estabelecimento de medidas públicas que visem o melhor planejamento do uso das áreas de recarga, e ações voltadas à prevenção e proteção das águas subterrâneas da região.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miqueias Lima Duarte, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestrando em Geografia Pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR. Pesquisador do grupo de pesquisa Agricultura e Ambiente - UFAM, Campus Vale do Rio Madeira. Membro do grupo de pesquisa LABCART - UNIR. Possui experiência acadêmica nas áreas de Geoprocessamento (PDI e Delimitação de Bacias Hidrográficas), avaliação da fragilidade de águas subterrâneas e fragilidade de sistemas ambientais.

Marília Locatelli, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e Ph.D. em Ciência do Solo - North Carolina State University (2000) - reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil), como Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, em 2007. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, professora do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia com a disciplina Uso e Ocupação do Solo na Pan-Amazônia, bem como é professora de tempo parcial da Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Rondônia ministrando as disciplinas de Agrosilvicultura Tropical e Ecologia Florestal no Curso de Engenharia Florestal. De dezembro de 2009 a outubro de 2011, foi a pesquisadora responsável pelo Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia, voltando a responder pelo mesmo laboratório a partir de janeiro de 2013. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Solos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, castanha-do-brasil, silvicultura de espécies florestais exóticas e nativas, nutrição florestal, agroecologia.

Tatiana Acácio da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Ambiental Pela Universidade Federal do Amazonas, membro do grupo de pesquisa Agricultura e Ambiente - UFAM. Bolsista de iniciação científica pela UFAM. Desenvolve trabalhos na área de geoprocessamento, com ênfase em dinâmica de sedimentos de rios.

Publicado

2018-05-25

Cómo citar

Duarte, M. L., Locatelli, M., Acácio da Silva, T., & Silva Filho, E. P. da. (2018). VULNERABILIDADE À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA DE AQUÍFERO IÇÁ/FRATURADO NORTE NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RONDÔNIA. Revista De Estudos Ambientais, 19(2), 40–54. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p40-54

Número

Sección

Artigo original