VULNERABILIDADE À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA DE AQUÍFERO IÇÁ/FRATURADO NORTE NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RONDÔNIA

Authors

  • Miqueias Lima Duarte Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-8232-4655
  • Marília Locatelli Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Rondônia
  • Tatiana Acácio da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Eliomar Pereira da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p40-54

Keywords:

Aquífero livre. Método GOD. Pontos de contaminação.

Abstract

As águas subterrâneas são fontes vitais para o suprimento das necessidades humanas. No entanto, as diversas atividades antrópicas desenvolvidas na superfície do solo têm comprometido sua quantidade e qualidade. O conhecimento das áreas com maior ou menor nível de vulnerabilidade à poluição nos aquíferos é de extrema importância para a gestão eficiente desses recursos. Este estudo visa avaliar a vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas no sistema de aquífero Içá/Fraturado Norte na área urbana do município de Porto Velho, Rondônia, e mapear as principais fontes potencias de geração de carga contaminante. A aplicação do método GOD (Groundwater occurrence; Overall lithology of the unsaturated zone; and Depth of the water table), permitiu identificar as classes de vulnerabilidade na área. Os resultados obtidos mostram que existe uma predominância de média vulnerabilidade à contaminação (52%) distribuídas em toda área de estudo, seguida de alta vulnerabilidade (37%) ocorrendo principalmente na região central, e baixa vulnerabilidade (12%) em predominância nas regiões ONO, N e ENE. O mapeamento das principais fontes geradoras de carga contaminante, juntamente com o estudo de direção de fluxo indicou que na região central da área urbana existem locais com real risco à contaminação, em especial devido a maior quantidade de postos de combustíveis, demostrando a necessidade de estabelecimento de medidas públicas que visem o melhor planejamento do uso das áreas de recarga, e ações voltadas à prevenção e proteção das águas subterrâneas da região.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Miqueias Lima Duarte, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestrando em Geografia Pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR. Pesquisador do grupo de pesquisa Agricultura e Ambiente - UFAM, Campus Vale do Rio Madeira. Membro do grupo de pesquisa LABCART - UNIR. Possui experiência acadêmica nas áreas de Geoprocessamento (PDI e Delimitação de Bacias Hidrográficas), avaliação da fragilidade de águas subterrâneas e fragilidade de sistemas ambientais.

Marília Locatelli, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e Ph.D. em Ciência do Solo - North Carolina State University (2000) - reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil), como Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, em 2007. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, professora do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia com a disciplina Uso e Ocupação do Solo na Pan-Amazônia, bem como é professora de tempo parcial da Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Rondônia ministrando as disciplinas de Agrosilvicultura Tropical e Ecologia Florestal no Curso de Engenharia Florestal. De dezembro de 2009 a outubro de 2011, foi a pesquisadora responsável pelo Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia, voltando a responder pelo mesmo laboratório a partir de janeiro de 2013. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Solos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, castanha-do-brasil, silvicultura de espécies florestais exóticas e nativas, nutrição florestal, agroecologia.

Tatiana Acácio da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Ambiental Pela Universidade Federal do Amazonas, membro do grupo de pesquisa Agricultura e Ambiente - UFAM. Bolsista de iniciação científica pela UFAM. Desenvolve trabalhos na área de geoprocessamento, com ênfase em dinâmica de sedimentos de rios.

Published

2018-05-25

How to Cite

Duarte, M. L., Locatelli, M., Acácio da Silva, T., & Silva Filho, E. P. da. (2018). VULNERABILIDADE À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA DE AQUÍFERO IÇÁ/FRATURADO NORTE NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RONDÔNIA. Revista De Estudos Ambientais, 19(2), 40–54. https://doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n2p40-54

Issue

Section

Artigo original