A pecuária leiteira e o desenvolvimento da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Emerson Juliano Lucca UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Silvio Cezar Arend UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n3p107-142

Palavras-chave:

Cadeia produtiva do leite, diversificação, indústrias processadoras, modernização, produtores de leite, Rio Grande do Sul.

Resumo

Este artigo discute as transformações ocorridas na cadeia produtiva do leite, relacionadas à modernização, evidenciando uma aproximação das indústrias processadoras aos produtores de leite. Isto se deve aos efeitos da dinamização das atividades econômicas que, ao demandar modernização das técnicas de manejo, genética, ampliações de instalações, investimentos em tecnologia, gestão e novos instrumentos de trabalho, interligam os agentes pertencentes à cadeia produtiva do leite. Com o objetivo de discutir a relevância produtiva da pecuária leiteira, enfatizou-se a região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, fez-se pesquisa bibliográfica sobre a cadeia produtiva do leite, a diversificação produtiva das indústrias processadoras, a estrutura de processamento das indústrias e o volume de produção dos produtores de leite. Constatou-se que a nova dinâmica do setor tem motivado os agentes integrantes da atividade leiteira à adoção de novas técnicas, incluindo manejo, profissionalização e cuidados na gestão das propriedades, favorecendo avanços nos processos de produção e comercialização como estratégia de permanência na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Juliano Lucca, UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor de Ensino Superior

Silvio Cezar Arend, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Lucca, E. J., & Arend, S. C. (2020). A pecuária leiteira e o desenvolvimento da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 7(3), 107–142. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n3p107-142

Edição

Seção

Artigos