A perspectiva social de moradores atingidos pela Hidrelétrica Baixo Iguaçu/PR

Autores

  • Francine Herpich Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Norma Kiyota Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p057-084

Palavras-chave:

Moradores atingidos, perspectiva social, Paraná, Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.

Resumo

Este artigo resulta de estudo que procurou compreender a perspectiva social dos moradores atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu com base nas teorias de Young (2000, 2006) e Hannigan (1995). O estudo de campo foi levado a efeito com moradores atingidos dos municípios paranaenses de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Nova Prata do Iguaçu, Realeza e Planalto. A metodologia utilizada incluiu análise documental e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto aos moradores e às lideranças das organizações que atuam na região. Pode-se concluir que a perspectiva social dos atingidos é construída a partir de sentimentos de ansiedade e insegurança, na medida em que eles percebem desvantagens como prejuízos econômicos, psicológicos e sociais, principalmente, devido ao tempo de espera para a resolução dos conflitos e a conclusão do processo de implantação da hidrelétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Herpich, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pós-Graduada Lato Sensu em Educação e Gestão Ambiental, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Graduada em Comunicação Social Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Norma Kiyota, Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1990), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Foi pesquisadora visitante no Institute of Development Studies - IDS na University of Sussex no Reino Unido. Atualmente é pesquisadora da Área de Socioeconomia do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR. e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, juventude rural, sucessão geracional, relações de gênero, sistemas de produção, agroindústria familiar, representação em espaços institucionais de participação social, desenvolvimento rural e desenvolvimento territorial.

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Herpich, F., & Kiyota, N. (2018). A perspectiva social de moradores atingidos pela Hidrelétrica Baixo Iguaçu/PR. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 5(3), 057–084. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p057-084

Edição

Seção

Artigos