Impactos provocados pela Usina Hidrelétrica de Estreito/MA em Babaçulândia/TO: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n1p133-158

Resumo

A Usina Hidrelétrica de Estreito/MA provocou alterações na paisagem e nos modos de vida das populações de doze municípios do Tocantins e Maranhão, sendo Babaçulândia/TO o município com o maior número de pessoas atingidas e realocadas. O objetivo deste trabalho é analisar o estado da arte das pesquisas sobre os impactos e mudanças provocadas pela construção da UHE-Estreito. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados Google Acadêmico, CAPES Catálogo de Teses e Dissertações e SciELO, abrangendo pesquisas publicadas no período de 2010 a 2023. Chegou-se à totalidade de 44 trabalhos publicados, sendo a maior parte de pesquisadores da região da Amazônia Legal e com publicações mais concentradas em revistas da região Sudeste. A análise qualitativa demonstrou quatro categorias de agrupamentos de publicações: condições socioeconômicas; reterritorialização; gênero e resistência; e memórias e violações de direitos. As análises levadas a efeito permitiram demonstrar, entre outros impactos, que a construção da UHE-Estreito gerou expulsões de moradores e alterações do espaço vital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cimara Leite de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Pedagoga pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), docente da Prefeitura Municipal de Araguaína.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Doutora em Psicologia pela USP, Mestre em Educação pela UNICAMP. Graduada em Psicologia pela UNESP.

Miguel Pacifico Filho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Doutor e Mestre em História pela USP pela UNESP, graduado em História pela UFOP.

Downloads

Publicado

2025-07-23

Como Citar

Sousa, C. L. de, Borges, T. P., & Pacifico Filho, M. (2025). Impactos provocados pela Usina Hidrelétrica de Estreito/MA em Babaçulândia/TO: um estado da arte. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 12(1), 133–158. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n1p133-158

Edição

Seção

Artigos