Sobre a Revista

Revisada em maio de 2025.

Foco e escopo

A Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional [RBDR] é uma publicação, em formato eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional [PPGDR], da Universidade Regional Blumenau [FURB]. Sua existência é motivada pela preocupação de se constituir em um espaço de debate interdisciplinar qualificado sobre temas relacionados à “questão regional”, sobretudo, no contexto de formações sociais periféricas. Para tanto, veicular-se-ão artigos, ensaios e resenhas, todos inéditos (exceto, se, recentemente, publicados em periódicos não brasileiros), oriundos de diferentes áreas do conhecimento, especialmente, planejamento urbano e regional, geografia, economia, sociologia e ciência política; mas, acolher-se-ão, também, contribuições provenientes de áreas como arquitetura e urbanismo, comunicação social, direito, serviço social e turismo, entre outras, uma vez que apontem para a temática do desenvolvimento regional.

Os artigos e ensaios, em língua portuguesa (admitindo-se, contudo, também textos em espanhol e inglês), podem ser de natureza mais teórica ou assumir um caráter mais empírico; oferecer interpretações e análises para o desenvolvimento regional latino-americano, especialmente, o brasileiro, ou relacionar escalas relevantes na explicação de distintos processos do desenvolvimento; e, quando for o caso, enfatizar os determinantes causais e iluminar a atuação dos sujeitos e instituições que atuam na produção de trajetórias específicas de desenvolvimento no território.

Os pontos de vista e argumentos expressos em artigos, ensaios e resenhas assinados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, não exprimindo, necessariamente, a opinião do Editor, dos Editores Associados, do Conselho Editorial e das instituições que amparam a publicação da RBDR.

 

Periodicidade

A RBDR é publicada três vezes ao ano.

 

Acesso livre

A RBDR oferece acesso livre e ilimitado ao seu conteúdo, em conformidade com o princípio da disponibilidade gratuita e irrestrita da produção científica ao público, na expectativa de que, assim, contribua para a democratização do conhecimento humano.

 

Autoria e contribuição

A autoria é definida pelas pessoas que contribuíram o suficiente, em um resultado científico, para que o nome delas seja listado como autor/a.

São aceitas submissões com, no máximo, três autores/as – ou, em outros termos, um/a autor/a e dois/duas coautores/as.

A decisão de quais pessoas são definidas como autor/a e coautores/as, assim como a ordem em que são informadas no artigo, é de quem faz a submissão. Assim, eventuais desacordos devem ser resolvidos antes da submissão.

É permitida a participação de um/a mesmo/a autor/a e/ou coautor/a em apenas um artigo por volume/ano.

As pessoas que contribuíram com o estudo, mas não estão incluídas como autores/as, podem ser mencionadas na seção dos agradecimentos.

Pessoas identificadas como autores/as devem revisar e aprovar o texto antes de sua publicação.

 

Conflitos de interesse

Os conflitos de interesse são situações nas quais uma pessoa possui interesses conflitantes/concorrentes que podem influenciar as decisões editoriais. Os possíveis conflitos de interesse de ordem pessoal, política, financeira, acadêmica ou religiosa devem ser informados pelos editores, avaliadores/as, membros do conselho editorial, corpo editorial e autores/as. A RBDR preza pela manutenção da justiça e da imparcialidade em suas políticas.

 

Dados

Os dados presentes no artigo devem ser reais e obtidos de forma ética. Não serão permitidas violações à integridade científica (fabricação, manipulação e falsificação de dados).

 

Plágio

O plágio envolve, conforme Council of Science Editors, “o uso não autorizado ou imitação da linguagem (figuras, imagens ou tabelas) e pensamentos de outros, assim como a representação como sua própria obra original, sem permissão ou reconhecimento pelo autor da fonte desses materiais. O plágio geralmente envolve o uso de materiais de outros, mas pode se aplicar à duplicação de resultados previamente publicados pelos pesquisadores (isso às vezes é chamado de autoplágio ou publicação em duplicado).” (CSE, 2017, p. 59).

A RBDR utiliza o software Plagius como ferramenta de apoio na identificação de uso de plágio. Se identificada similaridade suspeita de plágio, o texto será devolvido para o/a/os/as autor/a/es/as para esclarecimentos.

 

Uso de IA

A RBDR adota as seguintes orientações sobre o uso de Inteligência Artificial, tendo como base a Política de Uso da Inteligência Artificial (IA) na escrita de Documentos Científicos, da Revista Ciência da Informação, do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) (https://revista.ibict.br/ciinf/politicaIA), com algumas adaptações:

A autoria dos textos submetidos deve ser exclusivamente humana. As ferramentas de IA não podem ser indicadas como autoras ou coautoras. Os/as autores/as são responsáveis pelos resultados da pesquisa, por sua divulgação e por qualquer violação da ética na pesquisa e publicação.

O uso de ferramentas de IA pode complementar, mas não substituir a contribuição intelectual dos/das autores/as. A contribuição intelectual humana deve ser predominante (no mínimo 70% do conteúdo).

Caso alguma ferramenta de IA for utilizada para coleta de dados, produção de gráficos, análise e outras funções de apoio e sistematização, os/as autores/as devem prezar pela transparência e especificar qual ferramenta de IA foi utilizada e sua aplicação no resumo e na descrição do método.

A equipe editorial, os/as avaliadores/as, revisores/as e tradutores/as não devem utilizar ferramentas de IA para efetuar suas avaliações, análises e revisões dos textos submetidos à RBDR.

A RBDR utiliza o software Plagius como ferramenta de apoio na identificação de uso de Inteligência Artificial (IA). Se identificada similaridade de suspeita de uso de IA, o texto será devolvido para os/as autores/as para esclarecimentos.

 

Ética em pesquisa

As pesquisas envolvendo seres humanos ou animais devem ser aprovadas por um comitê de ética, de acordo com as diretrizes internacionais e nacionais de ética em pesquisa.

Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido devem ser assinados e apresentados à equipe editorial.

 

Avaliação por pares

Os/as avaliadores/as devem avaliar os textos de forma imparcial, prezar pela confidencialidade e comunicar qualquer conflito de interesses ao editor.

O processo de avaliação (de artigos, ensaios e resenhas) adotado pela Equipe Editorial da RBDR contempla três passos principais. O primeiro consiste numa seleção prévia do texto submetido sob a responsabilidade do Editor (se necessário, dos Editores Associados). Os dois aspectos a serem considerados são, respectivamente, a aderência ao “Foco e Escopo” da RBDR e o atendimento às “Diretrizes para Autores”. O tempo entre a recepção do texto submetido e o passo seguinte não deverá exceder 15 dias úteis.

Contemplados os aspectos correspondentes ao primeiro passo, avança-se em direção ao segundo, que consiste no encaminhamento do texto submetido para consultores ad hoc, em correspondência com o que prevê o sistema blind review. O tempo de avaliação pelos consultores ad hoc não deverá exceder 30 dias úteis.

Se positiva a avaliação dos consultores ad hoc, avança-se para o terceiro passo, que corresponde à avaliação do texto submetido por integrantes da Equipe Editorial (excluído o Editor), também, em correspondência com o que prevê o sistema blind review. Assim, ter-se-á contemplado o double blind review em todo o processo de avaliação. O tempo de avaliação pelos integrantes da Equipe Editorial não deverá exceder 15 dias úteis.

 

Revisão pós-publicação

A revisão pós-publicação pode ocorrer em caso de erros, inconsistências e má conduta científica. Uma vez identificados erros, inconsistências, plágio, fabricação de dados e/ou autoria inadequada, o editor pode solicitar a publicação de uma correção ou retratação, conforme for o caso.

 

Gerenciamento do periódico

A equipe editorial da RBDR tem um compromisso com os critérios de imparcialidade, transparência e proteção às/aos denunciantes no processo de avaliação e publicação científica.

 

Preservação digital

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS [http://www.lockss.org] para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para sua preservação e restauração.

 

Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca Universitária da FURB

Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional / Universidade

Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em

Desenvolvimento Regional. V.1, n.1 (outono de 2013). – Blumenau (SC):

FURB, 2013- [on-line].

Quadrimestral

ISSN 2317-5443

  1. Desenvolvimento Regional – Periódicos. I. Universidade

Regional de Blumenau. Programa de Pós-Graduação em

Desenvolvimento Regional.

CDU 338

CDD 338

Indexação

Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto [Oasisbr] (https://oasisbr.ibict.br/vufind)

 

Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) 

A RBDR está comprometida com o uso dos preceitos da Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade no processo editorial e nos artigos publicados. Por isso, é importante que se adote uma cultura inclusiva, visando aumentar a diversidade na publicação científica.

O plano de ação da RBDR para a incorporação progressiva da DEIA envolve:

- Diversidade no Comitê Editorial e nos corpos de avaliadores/as e revisores/as.

- Implementação da autodeclaração de gênero, raça e etnia para autores/as.

- Equidade na autoria dos artigos publicados.

- Aumento de publicações alinhadas aos preceitos da Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade, uma vez que estejam dentro do escopo da RBDR.

 

* * *

 

A RBDR define sua Política Editorial de acordo com os Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicação Acadêmica, definidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) em 2017 e revisado em 2022, as Diretrizes do Council of Science Editors (CSE) e as orientações da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Em relação a qualquer tópico da Política Editorial, um comitê pode ser instaurado para julgar casos omissos, complexos ou apelações.

Logo do OasisBR

CrossRef Digital Object Identifiers [CrossRef DOI] (http://www.crossref.org)
 

Directory of Open Acess Scholarly Resources [ROAD/ISSN] (http://road.issn.org/issn/2317-5443...)
 

Portal de Periódicos Capes/Mec (http://link.periodicos.capes.gov.br...)

Sistema Regional  de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal [Latindex/Unam] (http://www.latindex.unam.mx/...24567)

Directory of Open Acess Journals [DOAJ] (https://doaj.org/toc/...)
 

Directory of Research Journals Indexing [DRJI] (http://www.drji.org/Journal...2317-5443)


Sumários de Revistas Brasileiras [Sumários.org] (http://www.sumarios.org/.../rbdr)


LivRe! (http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp)


Diadorim/IBICT - Diretório de políticas de acesso aberto das revistas científicas brasileiras
(http://diadorim.ibict.br/handle/1/418)
 

Scientific Indexing Services [SIS] (http://www.sindexs.org/JournalList.aspx?ID=503)
 

Economics Bibliography [EconBib] (http://www.econbib.org/index.php/browse/index/45)

InfoBase Index (http://www.infobaseindex.com) IBI Factor 2015: 3.43

 

Google Scholar (https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=3&user=0VRxMOUAAAAJ)

 

Financiamento