Universidade e desenvolvimento regional: a experiência da UFFS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p175-196

Palabras clave:

Desenvolvimento regional, Instituições de Ensino Superior, Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Resumen

A relação entre universidade e desenvolvimento regional continua sendo objeto de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Ainda que essas análises sejam distintas, estudos de caso têm propiciado maior compreensão sobre o tema. Neste sentido, procura-se examinar a interação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o desenvolvimento da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Ao se investigar o histórico de criação da universidade e seu compromisso com a região, é possível identificar algumas idiossincrasias desta relação. Assim, busca-se analisar as formas pelas quais a UFFS tem contribuído com o desenvolvimento regional. Neste contexto, tenta-se verificar a presença de adversidades que atrapalham a universidade no desempenho de suas atividades, em especial, no que se refere ao seu engajamento regional. Os resultados apontam que a UFFS tem uma relação de proximidade com a sociedade regional. Isso pode ser observada nos documentos institucionais, nos cursos ofertados e no funcionamento da instituição. Porém, também há entraves que dificultam o cumprimento de sua missão institucional, além de desafios que precisam ser enfrentados para que seu impacto regional seja mais expressivo.

Descargas

Biografía del autor/a

Luis Claudio Krajevski, UFPR

Professor de Teoria Econômica do Departamento de Economia da UFPR.

Publicado

2021-04-16

Cómo citar

Krajevski, L. C. (2021). Universidade e desenvolvimento regional: a experiência da UFFS. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 9(1), 175–196. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p175-196

Número

Sección

Artigos