Turismo de base comunitária e desenvolvimento sustentável em Urupema-SC

Autores/as

  • Adriana Murara Silva Universidade do Planalto Catarinense
  • Geraldo Augusto Locks Universidade do Planalto Catarinense
  • João Eduardo Branco de Melo Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p221-240

Palabras clave:

Desenvolvimento sustentável, Estado local, política de turismo, turismo de base comunitária, Urupema.

Resumen

Neste artigo procurou-se identificar o conhecimento e a valorização do patrimônio comunitário, as práticas turísticas atuais sustentáveis e insustentáveis e o envolvimento com a política pública de turismo de representantes da sociedade civil e política de Urupema, no estado de Santa Catarina. A pesquisa que deu origem ao presente artigo foi qualitativa e se utilizou da técnica do Grupo de Discussão e da Análise de Conteúdo. Os referenciais teóricos para analisar as categorias de investigação provêm de diferentes paradigmas de turismo e desenvolvimento local. A pesquisa revelou discurso e práticas contraditórias no que tange à concepção de turismo, valorização do patrimônio comunitário e o papel do Estado local. Outrossim, afirmou a relevância do ethos cultural, expresso em atitudes de hospitalidade, acolhimento, solidariedade e cooperação vivenciados pela população local. Nesta perspectiva, o artigo propõe o Turismo de Base Comunitária, por seus valores serem concernentes à identidade socioeconômica local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Murara Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina.

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER UNIPLAC).

João Eduardo Branco de Melo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER UNIPLAC)

Publicado

2020-01-17

Cómo citar

Silva, A. M., Locks, G. A., & Melo, J. E. B. de. (2020). Turismo de base comunitária e desenvolvimento sustentável em Urupema-SC. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 7(2), 221–240. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p221-240

Número

Sección

Artigos