Sustentabilidade urbana de Lagoa Seca-PB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p55-80

Palabras clave:

Cidade, desenvolvimento urbano, indicadores, Lagoa Seca, sustentabilidade urbana.

Resumen

O espaço urbano brasileiro tem sido fortemente modificado com o passar do tempo. E por não ser acompanhado de políticas urbanas, diversos problemas vieram à superfície. Diante disso, é preciso incorporar um desenvolvimento urbano sustentável nos municípios, bem como uma constante mensuração, visando proporcionar qualidade às cidades e à sociedade ao longo do tempo. O objetivo neste artigo é analisar a sustentabilidade urbana da cidade de Lagoa Seca-PB a partir de um sistema de indicadores que permita mensurar, analisar e monitorar a qualidade do desenvolvimento urbano, oferecendo suporte informacional para uma gestão sustentável da cidade. Os resultados obtidos evidenciam que a dimensão com melhor resultado foi a cidadania, mostrando a existência de uma base estrutural favorável ao desenvolvimento urbano. Por sua vez, a dimensão com pior resultado foi o patrimônio, assumindo índice zero devido à ausência de informações nos acervos sobre medidas para a sua conservação. Percebe-se, assim, a necessidade de um empenho conjunto entre a gestão municipal e a população para melhorar a realidade local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais (PPGRN/UFCG). Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Marketing pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessora Técnica do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR Paraíba. Tem desenvolvido pesquisas na área de sustentabilidade, cidades sustentáveis, políticas públicas, gestão pública e indicadores de sustentabilidade em espaços geográficos municipais urbanos e rurais, setores produtivos e empresas, entre outras.

Amanda de Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Publicado

2021-04-16

Cómo citar

Martins, M. de F., & Rodrigues, A. de A. (2021). Sustentabilidade urbana de Lagoa Seca-PB. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 9(1), 55–80. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p55-80

Número

Sección

Artigos