Medidas de localização e especialização para as mesorregiões de Santa Catarina

Autores/as

  • Diogo Dalle Tese UNIOESTE-FB
  • Taíse Fátima Mattei Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas - PCE - da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p195-220

Palabras clave:

Medidas de especialização, medidas de localização, mesorregiões, perfil produtivo, Santa Catarina.

Resumen

O estado de Santa Catarina tem importância no cenário nacional, com uma economia bastante diversificada e dinâmicas regionais impulsionadas, principalmente, pelo setor agroindustrial. O presente artigo apresenta uma proposta de estudo, visando caracterizar e analisar a localização e a especialização dos setores produtivos das mesorregiões do estado de Santa Catarina no período de 1999 a 2014. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com base quantitativa. De acordo com os dados obtidos, pode-se considerar que o setor agropecuário obteve maior destaque no Oeste catarinense, tanto em 1999 quanto em 2014. A indústria foi predominante e mais importante no Vale do Itajaí e Norte Catarinense, observando-se que, no Norte Catarinense, a indústria teve um desenvolvimento maior em 2014 que em 1999. No setor de serviços observou-se o predomínio do Vale do Itajaí em todo o período. Além disso, foi possível verificar que a agropecuária estava distribuída regionalmente de forma mais concentrada do que outros setores. E, por fim, comparando-se os anos, não houve mudanças significativas nos padrões de localização e produção nas mesorregiões de Santa Catarina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taíse Fátima Mattei, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas - PCE - da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas - PCE - da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão.

Publicado

2020-01-17

Cómo citar

Dalle Tese, D., & Mattei, T. F. (2020). Medidas de localização e especialização para as mesorregiões de Santa Catarina. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 7(2), 195–220. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n2p195-220

Número

Sección

Artigos