Contribuição do BNDES para o desenvolvimento da Microrregião de Xanxerê/SC

Autores/as

  • Daiane Soffiatti Panigalli Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ
  • Cláudio Machado Maia Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p175-206

Palabras clave:

BNDES, desenvolvimento regional, especialização produtiva, microrregião de Xanxerê.

Resumen

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] tem se envolvido cada vez mais com a temática de desenvolvimento regional, por meio de programas que reconhecem a existência de diferentes dinâmicas de desenvolvimento, como o Programa de Dinamização Regional [PDR], que classifica regiões por critérios de renda e dinamismo. O PDR aponta para a estagnação da Microrregião de Xanxerê. Segundo certos enfoques de desenvolvimento regional, um fator que determina o potencial de desenvolvimento de uma região é sua especialização produtiva atual. Este estudo tem por objetivo analisar a dinâmica de desenvolvimento da Microrregião de Xanxerê, através da sua estrutura produtiva, de modo a verificar se a atuação do BNDES tem correspondido com as especificidades da região. Para tanto, confrontam-se os desembolsos do BNDES (projetos e setores de atividade beneficiados, linhas de crédito oferecidas e volume de desembolso) com a estrutura produtiva da Microrregião de Xanxerê. Os resultados indicam que parte dos desembolsos do BNDES tem beneficiado atividades nas quais a microrregião apresenta especialização produtiva, como a agropecuária e a indústria alimentícia. Isso permite concluir que o BNDES tem contribuído para o processo de desenvolvimento da Microrregião de Xanxerê.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Soffiatti Panigalli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2008), Curso Superior Sequencial de Complementação de Estudos de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional (2007), e Pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais (2011), como bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES. Atualmente é economista da Universidade Federal da Fronteira Sul e mestranda bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES do Programa de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da UNOCHAPECÓ. A dissertação foi defendida em março de 2017 e aguarda-se emisão do diploma de Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Sociais.

Cláudio Machado Maia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Desenvolvimento Rural como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), Doutorado Sanduíche pelo Europe Aid Co-operation Office no âmbito do Programa ALFA II-0541-FA, ReDeTIR/ALFA II, Rede de Desenvolvimento Territorial e Integração Regional no Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL), Departamento de Economia Agrária e Sociologia Rural da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal, União Européia), Pós-Graduado em Planejamento Regional e Urbano pelo ISA/UTL, Mestre em Desenvolvimento Regional como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS. Professor Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas e Direito. Experiência em análise econômica; economia internacional, globalização e mercados; economia rural e regional, com ênfase em Economia Regional e Políticas Públicas. Atua principalmente nos temas referentes à análise de processos de desenvolvimento e integração regional; sociologia econômica aplicada, análise regional, desenvolvimento rural, agricultura familiar e sustentabilidade; e temas vinculados ao processo de desenvolvimento territorial, governança e integração regional desde uma perspectiva comparada entre MERCOSUL e União Européia, com ênfase para as regiões menos favorecidas. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: globalização e mercados, economia e especialização regional, economia brasileira, processos de desenvolvimento rural e regional, agricultura familiar, território e sustentabilidade; dinâmicas territoriais e políticas públicas. Na Unochapecó participa dos Grupos de Pesquisa Desenvolvimento regional, política pública e governança, Relações Internacionais, Direito e Poder: cenários e protagonismo dos atores estatais e não estatais e Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento certificados pela Instituição e cadastrado no CNPq.

Publicado

2019-06-06

Cómo citar

Soffiatti Panigalli, D., & Machado Maia, C. (2019). Contribuição do BNDES para o desenvolvimento da Microrregião de Xanxerê/SC. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 6(3), 175–206. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p175-206

Número

Sección

Artigos