Programas de inclusão social e redução da pobreza: o caso “Próspera” (México) e o “Grameen Bank” (Bangladesch)

Autores/as

  • Indaia Dias Lopes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí http://orcid.org/0000-0003-2966-8461
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Denize Grzybovski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí e Universidade de Passo Fundo - UPF http://orcid.org/0000-0003-3798-1810
  • Dedilhana Lamare Manjabosco Hubner Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • David Basso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n2p137-154

Palabras clave:

Bangladesh, desigualdade social, México, programas sociais, redução da pobreza, vulnerabilidade social.

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender a contribuição de programas de inclusão social para a redução da vulnerabilidade social e o incremento de renda da população, com base na análise dos programas Próspera (México) e Grameen Bank (Bangladesh). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Pela literatura e documentação pesquisadas, foi possível identificar fortes evidências de que tanto o programa de inclusão social Próspera quanto o Grameen Bank têm contribuído para a redução da vulnerabilidade social e o incremento da renda dos beneficiados. Contudo, os seus resultados estão condicionados às questões de contexto e dependem de ações integradas e programas complementares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Indaia Dias Lopes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Aluna no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – Unijuí. Bolsista PROSUP/CAPES.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Mestre em Desenvolvimento Regional. Graduado em Estudos Sociais/História pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Atualmente realiza estágio pós-doutoral PNPD-CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Unijuí.

Denize Grzybovski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí e Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) na Universidade de Passo Fundo – UPF. Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Unijuí. Membro da Rede ORD (NISP/PPGA/ESAG/UFSC). Editora da Seção Administração do periódico Scientia Plena. Segunda Secretária (Gestão 2016-2018) da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).

Dedilhana Lamare Manjabosco Hubner, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano – Unifra. Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas/Passo Fundo – FGV. Aluna no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – Unijuí. Bolsista PROSUP/CAPES.

David Basso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Desenvolvimento Regional (PPGDES) na Unijuí. Editor da revista Desenvolvimento em Questão (ISSN 2237-6453). Atualmente é professor titular nível iv da Unijuí. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, sistemas de produção, agricultura familiar, desenvolvimento regional e agricultura.

Publicado

2018-05-24

Cómo citar

Lopes, I. D., Mueller, A. A., Grzybovski, D., Manjabosco Hubner, D. L., & Basso, D. (2018). Programas de inclusão social e redução da pobreza: o caso “Próspera” (México) e o “Grameen Bank” (Bangladesch). Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 5(2), 137–154. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n2p137-154

Número

Sección

Artigos