Cultura, território e turismo

Autores/as

  • Marina Evaristo Wenceslau UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p209-230

Palabras clave:

Comunidades indígenas, cultura, Mato Grosso do Sul, território, turismo.

Resumen

As comunidades indígenas, localizadas no município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, são núcleos de atratividade cuja dinâmica histórica pode propiciar, por meio da cultura, uma identidade própria, mantendo em alguns casos sua alteridade através da língua materna, de seus mitos e ritos. O objetivo deste artigo é apresentar o processo cultural e a identidade indígena, baseado no tronco linguístico Guarani- Kayowá, Ñandeva e Aruak-Terena, desenvolvendo, para isso, uma análise a respeito dessa representatividade, demonstrada por meio da produção alimentar, cultural e do modo de vida. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados na história oral de vida, com três perguntas de corte, conforme orientação de Mehine, em análise da sociedade Kayowá, dos seus produtos na contextualização prática, e da própria experiência indígena, através da cooperativa de artesãos criada pelos Guarani e Terena-Guateka, em seus territórios culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Evaristo Wenceslau, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (1975), graduação em Inspeção Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1976), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Pos doutora em Letras Clássicas e Vernaculas - pela USP e em História para Universidade Federal de Niterói. Atualmente é professora da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Escola, Museu, Cultura e Aldeia.

Publicado

2018-08-13

Cómo citar

Wenceslau, M. E. (2018). Cultura, território e turismo. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 5(3), 209–230. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p209-230

Número

Sección

Artigos