Estratégias comunicativas para efetividade e sustentabilidade

Autores/as

  • Joel Souto-Maior

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2013v1n2p141-155

Palabras clave:

Efetividade, estratégia, organizações, Planeação Estratégica Comunicativa, sustentabilidade.

Resumen

A substituição da racionalidade instrumental pela racionalidade comunicativa por parte das organizações para formar estratégias é o caminho para a efetividade e sustentabilidade organizacional e ambiental. Para demonstrar esta proposição, o presente artigo explora o conceito de estratégia do ponto de vista empresarial competitivo, dominante nas ciências sociais, e depois o mesmo conceito sob a perspectiva inovadora da racionalidade comunicativa. O argumento é de que se deva optar por um conceito de estratégia e um processo alternativo que possibilite tanto o desenvolvimento de ações competitivas (instrumentais) quanto cooperativas (comunicativas). Uma abordagem abrangente de planejamento, gestão e avaliação, desenvolvida pelo autor, é a intitulada PEC (Planeação Estratégica e Comunicativa). Ela focaliza na ação comunicativa e, através de procedimentos dialógicos, acordos e compromissos, ajuda organizações a orientarem suas estratégias e ações para aqueles que têm o direito legítimo de exigir algo delas – os seus stakeholders ou exigentes. Para ser efetiva, toda organização necessita dialogar com seus exigentes, porque deles necessita recursos, abrigo e confiança. Já a sociedade demanda das organizações produtos e serviços. A evolução desta mútua dependência e do equilíbrio de interesses entre a organização e seus exigentes conduz à sustentabilidade.

Código JEL | O21; Q58; R11.

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Publicado

2013-09-01

Cómo citar

Souto-Maior, J. (2013). Estratégias comunicativas para efetividade e sustentabilidade. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 1(2), 141–155. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2013v1n2p141-155

Número

Sección

Artigos