Ruralidad y gobernanza municipal en la determinación del desarrollo local: un análisis de clusters

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n1p111-140

Palabras clave:

Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimento Rural. Ruralidade. Análise Fatorial. Índice.

Resumen

Las transformaciones por las que ha pasado el concepto de desarrollo económico han apuntado nuevas particularidades, entre las que se pueden destacar los aspectos rurales y urbanos. Estos aspectos pueden contribuir para caracterizar más fielmente el nivel de desarrollo económico de las regiones. Empleando, simultáneamente, un nuevo índice de desarrollo económico local y el Análisis Estadístico de Datos Espaciales, este artículo busca analizar la formación de clusters en las regiones y estados brasileños. La principal contribución que el artigo pretende ofrecer es la identificación, aunque sea parcialmente, de los aspectos rurales y de gobernanza municipal como componentes para explicar el nivel de desarrollo económico local de los municipios brasileños. Tales aspectos deben permitir, de manera diferente, la verificación del argumento de que existe una importante brecha de desigualdad entre las regiones y los estados brasileros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Renzi, Universidade Federal da Grande Dourados

É doutor pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-Toledo) na área de Desenvolvimento Regional e Agronegócios. Obteve o título de mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-2008) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e possui experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria do Crescimento e Desenvolvimento Econômico, e Desenvolvimento Regional, com ênfase em Desenvolvimento Rural e Urbano.

Carlos Alberto Piacenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo/PR).

Em 2015 recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa em Economia pela Universidad Nihon Gakko; Doutor em Economia Aplicada (2009) e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (1984). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, ministrando aula no Curso de Economia (graduação) e no Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, períto do Conselho Estadual de Educação. Pesquisador do GEPEC e consultor do Informe GEPEC (Online), da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Revista Paranaense de Desenvolvimento (IPARDES), Revista Econômica do Nordeste (REN). Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion da Venezuela. Foi Secretário Municipal da Fazenda do Município de Toledo e Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano - EMDUR. Obteve a segunda colocação no prêmio Economista Acadêmico do Ano - 2009, instituído pelo Corecon-PR. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, análise regional, economia regional, oeste paranaense e Paraná, elaboração e análise de projetos públicos e privados com ênfase em viabilidade econômica e social. Exerceu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária e Coordenador Estadual do Fundo Paraná - UGF da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Coordenador Estadual do PEIEX e Coordenador Estadual no Fórum de Pequenas e Micros Empresas no PR. Eleito vice-reitor da Unioeste para a gestão de 2012 a 2015.

Archivos adicionales

Publicado

2024-09-08

Cómo citar

Renzi, A., & Piacenti, C. A. (2024). Ruralidad y gobernanza municipal en la determinación del desarrollo local: un análisis de clusters. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(1), 111–140. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n1p111-140

Número

Sección

Artigos