Repertórios e performances no ativismo feminista transnacional

Authors

  • Rosângela Marione Schulz Universidade Federal de Pelotas
  • Cláudia Tirelli Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p197-218

Keywords:

Ativismo feminista transnacional, Marcha das Vadias, Marcha Mundial de Mulheres, performance, repertório de ação.

Abstract

O artigo tem como objetivo discutir o ativismo feminista transnacional através do exame de diferentes repertórios de ação utilizados na Marcha Mundial das Mulheres e na Marcha das Vadias. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, discutem-se as potencialidades do uso das noções de redes transnacionais de ativismo e de repertórios e performances de ação para a compreensão das novas formas de ativismo feminista. Inicia-se com uma recuperação da trajetória de construção do movimento feminista e das principais abordagens que procuraram explicá-lo. Segue, então, uma discussão sobre a noção de transnacionalidade e seus efeitos para a compreensão do movimento feminista. Faz-se, em seguida, uma descrição do processo de constituição e de organização da Marcha Mundial das Mulheres e da Marcha das Vadias. Por fim, é proposta uma reflexão sobre o uso das categorias de repertório de ação e performance para discutir o ativismo feminista transnacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosângela Marione Schulz, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciência Política pela UFRGS
Docente do PPG em Ciência Política e do Departamento de Sociologia e Política/UFPel

Cláudia Tirelli, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Professora do Depto de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul.  

Atua nas áreas de sociologia; metodologia de pesquisa e políticas públicas

Published

2020-10-23

How to Cite

Schulz, R. M., & Tirelli, C. (2020). Repertórios e performances no ativismo feminista transnacional. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(3), 197–218. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p197-218

Issue

Section

Artigos