Sustentabilidade urbana de Lagoa Seca-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p55-80

Palavras-chave:

Cidade, desenvolvimento urbano, indicadores, Lagoa Seca, sustentabilidade urbana.

Resumo

O espaço urbano brasileiro tem sido fortemente modificado com o passar do tempo. E por não ser acompanhado de políticas urbanas, diversos problemas vieram à superfície. Diante disso, é preciso incorporar um desenvolvimento urbano sustentável nos municípios, bem como uma constante mensuração, visando proporcionar qualidade às cidades e à sociedade ao longo do tempo. O objetivo neste artigo é analisar a sustentabilidade urbana da cidade de Lagoa Seca-PB a partir de um sistema de indicadores que permita mensurar, analisar e monitorar a qualidade do desenvolvimento urbano, oferecendo suporte informacional para uma gestão sustentável da cidade. Os resultados obtidos evidenciam que a dimensão com melhor resultado foi a cidadania, mostrando a existência de uma base estrutural favorável ao desenvolvimento urbano. Por sua vez, a dimensão com pior resultado foi o patrimônio, assumindo índice zero devido à ausência de informações nos acervos sobre medidas para a sua conservação. Percebe-se, assim, a necessidade de um empenho conjunto entre a gestão municipal e a população para melhorar a realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais (PPGRN/UFCG). Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Marketing pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessora Técnica do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR Paraíba. Tem desenvolvido pesquisas na área de sustentabilidade, cidades sustentáveis, políticas públicas, gestão pública e indicadores de sustentabilidade em espaços geográficos municipais urbanos e rurais, setores produtivos e empresas, entre outras.

Amanda de Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

Martins, M. de F., & Rodrigues, A. de A. (2021). Sustentabilidade urbana de Lagoa Seca-PB. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 9(1), 55–80. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n1p55-80

Edição

Seção

Artigos