Gerenciamento de projetos na Reserva Extrativista do Ciriaco/MA: desempenho e participação

Autores

  • Lucélia Neves dos Santos Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins/Aluna do Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional - UFT
  • Keile Aparecida Beraldo Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016); Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins Campus de Palmas.
  • Waldecy Rodrigues Doutor em Estudos Comparados de Desenvolvimento (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB); Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p93-110

Palavras-chave:

Maranhão, participação, plano de manejo, Reserva Extrativista do Ciriaco.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar os projetos desenvolvidos junto às comunidades localizadas na Reserva Extrativista do Ciriaco, no município de Cidelândia, no Maranhão, demonstrando como estes são gerenciados, a partir da identificação de suas etapas, com as do Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). Para tanto, buscou-se levantar os projetos executados no período de 1996 até 2017 e apresentar as etapas de cada operação. Foi utilizada a abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que os projetos têm especificidades a partir da realidade do seu contexto (empresa público/privada, Unidade de Conservação, outros). Concluiu-se que a Resex do Ciriaco segue o seu Plano de Manejo, elaborado em conformidade com o Guia PMBOK como documento-base para orientar a implementação de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélia Neves dos Santos, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins/Aluna do Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional - UFT

Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - UFT

Keile Aparecida Beraldo, Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016); Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins Campus de Palmas.

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Waldecy Rodrigues, Doutor em Estudos Comparados de Desenvolvimento (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB); Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins.

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Santos, L. N. dos, Beraldo, K. A., & Rodrigues, W. (2019). Gerenciamento de projetos na Reserva Extrativista do Ciriaco/MA: desempenho e participação. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 6(3), 93–110. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p93-110

Edição

Seção

Artigos