A contribuição da avicultura de corte para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul

Autores

  • Mayra Batista Bitencourt Fagundes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Meaurio Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Vasconcelos De Oliveria Universidade de Brasilia - UNB

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n1p109-136

Palavras-chave:

Agronegócio, aves, desenvolvimento multidimensional, ICN, Mato Grosso do Sul.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar a contribuição da avicultura na geração de emprego e massa salarial para os municípios de Mato Grosso do Sul. Com o intuito de embasar a discussão, utilizou-se a teoria de desenvolvimento multidimensional. A metodologia utilizada alicerçou-se no Índice de Concentração Normalizado (ICN), visando subsidiar a análise da geração de emprego e massa salarial na avicultura, assim como o desenvolvimento da economia estadual. Os resultados demonstram que o setor avícola de Mato Grosso do Sul é importante para a geração de emprego e massa salarial, principalmente para os municípios de Itaquiraí, Dourados, Sidrolândia, Caarapó e Aparecida do Taboado no abate, e Água Clara, Cassilândia, Dourados, Sidrolândia e Terenos na criação, localizados na região centro-sul do estado. A relevância da avicultura é indicada, principalmente, pelo grau de aglomeração nesses municípios e confirmada pelo índice que mede a especialização para 2015. Conclui-se que quaisquer fatores exógenos que incidirem sobre esse setor causarão impactos negativos nessas localidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, leciona no curso de Ciências Economicas e no Programa de Pós-Graduação em Administração.

Marcos Meaurio Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. ESAN/UFMS.

Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1994) e doutorado e pós doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é professor colaborador da pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso e professor associado iv da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola; desenvolvimento regional; previsões e modelagens econométricas; indicadores e métodos de economia regional.

Daniela Vasconcelos De Oliveria, Universidade de Brasilia - UNB

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Agronegócios (PROPAGA) da Universidade de Brasília. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com tema monográfico: Panorama da Atividade da Suinocultura: Índice de especialização econômica dos municípios de Mato Grosso do Sul na perspectiva do emprego formal e massa salarial. Tem como áreas de interesse: Economia e Agronegócio. 

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Fagundes, M. B. B., Fernandes, M. M., Figueiredo, A. M. R., & De Oliveria, D. V. (2018). A contribuição da avicultura de corte para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 6(1), 109–136. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n1p109-136

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)