Estratégias comunicativas para efetividade e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2013v1n2p141-155Palavras-chave:
Efetividade, estratégia, organizações, Planeação Estratégica Comunicativa, sustentabilidade.Resumo
A substituição da racionalidade instrumental pela racionalidade comunicativa por parte das organizações para formar estratégias é o caminho para a efetividade e sustentabilidade organizacional e ambiental. Para demonstrar esta proposição, o presente artigo explora o conceito de estratégia do ponto de vista empresarial competitivo, dominante nas ciências sociais, e depois o mesmo conceito sob a perspectiva inovadora da racionalidade comunicativa. O argumento é de que se deva optar por um conceito de estratégia e um processo alternativo que possibilite tanto o desenvolvimento de ações competitivas (instrumentais) quanto cooperativas (comunicativas). Uma abordagem abrangente de planejamento, gestão e avaliação, desenvolvida pelo autor, é a intitulada PEC (Planeação Estratégica e Comunicativa). Ela focaliza na ação comunicativa e, através de procedimentos dialógicos, acordos e compromissos, ajuda organizações a orientarem suas estratégias e ações para aqueles que têm o direito legítimo de exigir algo delas – os seus stakeholders ou exigentes. Para ser efetiva, toda organização necessita dialogar com seus exigentes, porque deles necessita recursos, abrigo e confiança. Já a sociedade demanda das organizações produtos e serviços. A evolução desta mútua dependência e do equilíbrio de interesses entre a organização e seus exigentes conduz à sustentabilidade.
Código JEL | O21; Q58; R11.
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