A experiência migratória dos médicos cubanos no Vale do Taquari/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n3p25-46

Resumo

No mundo globalizado, os fluxos migratórios internacionais têm apresentado características distintas quanto aos fatores condicionantes de cada contingente populacional. Para tanto, este artigo tem por objetivo analisar a experiência migratória dos médicos cubanos na região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de 2014. Tendo como foco a educação em saúde, analisa-se também a experiência de médicos cubanos, imigrantes, trabalhando com população imigrante e local. A metodologia utilizada baseou-se nas concepções da abordagem qualitativa, com investigação em campo. Para a geração de dados, foram usadas como técnicas entrevistas formais, observações e diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram médicos cubanos, imigrantes internacionais, moradores locais e agente comunitário de saúde. Para tanto, são apresentados os resultados da pesquisa sobre a capilarização do Programa Mais Médicos na região e relatos da experiência em uma área da cidade de Lajeado. A análise buscou compreender a educação em saúde no contexto pesquisado, bem como a situação atual dos médicos de Cuba remanescentes na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosmari Terezinha Cazarotto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Geógrafa. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC. Doutora em Geografia pela UFRGS. Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, Bento Goncalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rogério Leandro Lima da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Geógrafo. Doutor em Geografia pela UFSC. Pesquisador do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de História e Geografia da UNISC

Grazielle Betina Brandt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Relações Públicas e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santacruz do Sul (UNISC). Doutora em desenvolvimento Regional pela Université du Quebéc à Rimouski -UQAR, Canadá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação, da UNISC.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Cazarotto, R. T., Silveira, R. L. L. da, & Brandt, G. B. (2025). A experiência migratória dos médicos cubanos no Vale do Taquari/RS. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 12(3), 25–46. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n3p25-46

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)