A epistemologia nos programas de desenvolvimento regional na pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n1p5-34Resumo
Epistemologia é saber caro às ciências porque problematiza, analisa e busca teorizar sobre o conhecimento e a cientificidade que está sendo forjada. O presente artigo objetiva analisar a discussão sobre epistemologia que ocorre na subárea do Desenvolvimento Regional da pós-graduação brasileira. Esta subárea é compreendida por 19 programas de pós-graduação stricto sensu que compõem a área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES). Para tanto foram analisados os currículos dos programas, levantadas as disciplinas vinculadas às discussões envolvendo o termo epistemologia, e verificada a existência desses esforços, ementas e referenciais bibliográficos. Como principais resultados se pode constatar parco investimento na discussão epistemológica do desenvolvimento, com concentração em apenas três programas do país. Para estudos futuros se sugere que sejam analisados estímulos a estes debates em eventos, produção do conhecimento nos periódicos, bem como em teses e dissertações da subárea.
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