Divisão do trabalho no século XXI: uma releitura de “O Capital” de Thomas Piketty
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n3p5-25Resumo
O livro O capital no século XXI, de Thomas Piketty, discute a crescente desigualdade global e propõe a taxação global da riqueza para frear o que seria um dos motores da desigualdade: uma classe de hiperexecutivos com supersalários. O objetivo deste artigo é retornar à obra uma década após seu lançamento com vistas a propor que o surgimento dos hiperexecutivos pode ser efeito da mudança na Divisão Internacional do Trabalho, ocasionada pelo advento da Tecnologia da Informação durante o período da Terceira Revolução Industrial. Para discutir a questão foram utilizados textos que analisam as teses de Piketty, uma bibliografia selecionada sobre divisão do trabalho e bases de dados. Os resultados sugerem que a concentração de empresas desenvolvedoras de bens de consumo da Terceira Revolução Industrial nos Estados Unidos da América promoveu a valorização dos executivos dessas companhias no mundo anglo-saxão e se espalhou para outras áreas do mercado, promovendo um aumento generalizado do salário dos executivos, em contraposição ao argumento baseado em questões culturais localizadas, como apontado por Piketty.
Palavras-chave: Desigualdade; divisão do trabalho; O capital no século XXI; Terceira Revolução Industrial; Thomas Piketty.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para textos publicados na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional são do(a) autor(a) e co-autor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A RBDR permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.


