Ruralidade e governança municipal na determinação do desenvolvimento local: uma análise de clusters

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n1p111-140

Palavras-chave:

Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimento Rural. Ruralidade. Análise Fatorial. Índice.

Resumo

 

As mudanças pelas quais tem passado o conceito de desenvolvimento econômico têm apontado para novas particularidades, entre as quais podem ser destacados os aspectos rurais e urbanos. Esses aspectos podem contribuir para caracterizar mais fidedignamente o nível de desenvolvimento econômico das regiões. Empregando, simultaneamente, um novo índice de desenvolvimento econômico local e a Análise Estatística de Dados Espaciais, esse artigo objetiva examinar a formação de clusters nas regiões e estados brasileiros. A principal contribuição que o artigo pretende oferecer é de, mesmo parcialmente, identificar os aspectos rurais e de governança municipal como componentes explicativos do nível de desenvolvimento econômico local dos municípios brasileiros. Esses aspectos devem permitir, de forma diferenciada, verificar o argumento de que existe um significativo hiato de desigualdade entre as regiões e estados brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Renzi, Universidade Federal da Grande Dourados

É doutor pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-Toledo) na área de Desenvolvimento Regional e Agronegócios. Obteve o título de mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-2008) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e possui experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria do Crescimento e Desenvolvimento Econômico, e Desenvolvimento Regional, com ênfase em Desenvolvimento Rural e Urbano.

Carlos Alberto Piacenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo/PR).

Em 2015 recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa em Economia pela Universidad Nihon Gakko; Doutor em Economia Aplicada (2009) e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (1984). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, ministrando aula no Curso de Economia (graduação) e no Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, períto do Conselho Estadual de Educação. Pesquisador do GEPEC e consultor do Informe GEPEC (Online), da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Revista Paranaense de Desenvolvimento (IPARDES), Revista Econômica do Nordeste (REN). Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion da Venezuela. Foi Secretário Municipal da Fazenda do Município de Toledo e Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano - EMDUR. Obteve a segunda colocação no prêmio Economista Acadêmico do Ano - 2009, instituído pelo Corecon-PR. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, análise regional, economia regional, oeste paranaense e Paraná, elaboração e análise de projetos públicos e privados com ênfase em viabilidade econômica e social. Exerceu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária e Coordenador Estadual do Fundo Paraná - UGF da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Coordenador Estadual do PEIEX e Coordenador Estadual no Fórum de Pequenas e Micros Empresas no PR. Eleito vice-reitor da Unioeste para a gestão de 2012 a 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-08

Como Citar

Renzi, A., & Piacenti, C. A. (2024). Ruralidade e governança municipal na determinação do desenvolvimento local: uma análise de clusters. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(1), 111–140. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n1p111-140

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)