MERLI – MESTRE DA CRIATIVIDADE E DO DISCURSO: UMA ANÃLISE DO ETHOS COMO IMAGEM DE SI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p022-039Resumo
O principal aspecto a ser observado neste estudo são as características comunicadas através do discurso, com ou sem intenção, evidenciadas a partir da imagem de si construída pela personagem Merlí Bergeron, do seriado espanhol Merlí. Para isso, conceitos de criatividade (Sternberg, 2006) e ethos como imagem de si (MAINGUENEAU, 1997, 2015, 2020) serão desenvolvidos como arcabouço teórico para fundamentação de análise. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, tendo como corpus o primeiro episódio da série Os Peripatéticos. A análise remete como indicador de resultado a compreensão de um ethos provocativo, que evoca a todo instante estratégias argumentativas como forma de criar uma imagem de veracidade e identificação com seu coenunciador. Além disso, evidencia-se como Merlí utiliza dos recursos da criatividade para assegurar a legitimação das suas estratégias discursivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.