MERLI – MESTRE DA CRIATIVIDADE E DO DISCURSO: UMA ANÁLISE DO ETHOS COMO IMAGEM DE SI

Autores/as

  • Mikaela de Souza Universidade Feevale
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p022-039

Resumen

O principal aspecto a ser observado neste estudo são as características comunicadas através do discurso, com ou sem intenção, evidenciadas a partir da imagem de si construída pela personagem Merlí Bergeron, do seriado espanhol Merlí. Para isso, conceitos de criatividade (Sternberg, 2006) e ethos como imagem de si (MAINGUENEAU, 1997, 2015, 2020) serão desenvolvidos como arcabouço teórico para fundamentação de análise. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, tendo como corpus o primeiro episódio da série Os Peripatéticos. A análise remete como indicador de resultado a compreensão de um ethos provocativo, que evoca a todo instante estratégias argumentativas como forma de criar uma imagem de veracidade e identificação com seu coenunciador. Além disso, evidencia-se como Merlí utiliza dos recursos da criatividade para assegurar a legitimação das suas estratégias discursivas.

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Biografía del autor/a

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Professor e Coordenador do Mestrado em Indústria Criativa (Universidade Feevale); Doutor em Comunicação Social (PUCRS).

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Souza, M. de, & Pinheiro, C. M. P. (2022). MERLI – MESTRE DA CRIATIVIDADE E DO DISCURSO: UMA ANÁLISE DO ETHOS COMO IMAGEM DE SI. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(2), 022–039. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p022-039