ENSINO DE LITERATURA: INTERFACES DIALÓGICAS COM O MÉTODO RECEPCIONAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Waldemar Cavalcante Lima Neto Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade de Pernambuco
  • IVANDA MARIA MARTINS SILVA Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p085-106

Resumo

As sequências didáticas são instrumentos que favorecem à promoção do estudante, por isso, este artigo tem como finalidade apresentar as considerações do ensino de literatura, tendo como estratégia a utilização da sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2014), além de levar em consideração o método recepcional exposto por Aguiar e Bordini (1998) na perspectiva de formação de leitor e abertura à reflexão linguística, tendo como mote a intertextualidade. Assim, foi proposta uma sequência de atividades aos estudantes do 2º ano de uma escola púbica em Recife – PE, as quais procurou considerar as expectativas dos educandos e compreendendo-os como sujeito social. Os resultados apontam que essa estratégia permite um ensino mais prazeroso, promove o acesso à literatura, promove a interação, além de cooperar para o pensamento crítico-reflexivo e exploração das potencialidades da linguagem, em especial, a literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldemar Cavalcante Lima Neto, Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade de Pernambuco

Possui graduação em Gestão em turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco (2010) e graduação em letras pela Universidade de Pernambuco (2011). Possui especialização na área de linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa (UPE) e Gestão e produção cultural com ênfase em eventos (FAFIRE). É mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (2019), além disso, é discente regular do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PROGEL da Universidade Federal Rural de Pernambuco.  Atua com o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas procurando desenvolve trabalhos na perspectiva de formação do professor e do educando valorizando a integração, o respeito e a solidariedade em meios multiculturais. Atualmente é agente sindical do SINTEPE - Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco.  

IVANDA MARIA MARTINS SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Especialização em Literatura Brasileira pela UFPE (1995), Especialização em Educação Continuada e a Distância pela UNB (2011), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professora associada nível 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuando na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE. Também exerceu a função de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa EAD/UFRPE, no período de 2009 a 2019. É docente nos Cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia EAD/UFRPE, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE) e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE). Tem experiência como professora autora na elaboração de materiais didáticos para cursos EaD, realizados pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Universidade de Pernambuco (UPE). É autora da obra Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, tese de Doutorado publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Tem experiência nas áreas de Letras/Linguística e Educação, com publicações sobre: educação a distância- EaD, letramento digital, letramento literário, ensino de literatura, materiais didáticos.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Lima Neto, W. C., & SILVA, I. M. M. (2022). ENSINO DE LITERATURA: INTERFACES DIALÓGICAS COM O MÉTODO RECEPCIONAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(2), 085–106. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p085-106