ENSINO DE LITERATURA: INTERFACES DIALÓGICAS COM O MÉTODO RECEPCIONAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores/as

  • Waldemar Cavalcante Lima Neto Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade de Pernambuco
  • IVANDA MARIA MARTINS SILVA Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p085-106

Resumen

As sequências didáticas são instrumentos que favorecem à promoção do estudante, por isso, este artigo tem como finalidade apresentar as considerações do ensino de literatura, tendo como estratégia a utilização da sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2014), além de levar em consideração o método recepcional exposto por Aguiar e Bordini (1998) na perspectiva de formação de leitor e abertura à reflexão linguística, tendo como mote a intertextualidade. Assim, foi proposta uma sequência de atividades aos estudantes do 2º ano de uma escola púbica em Recife – PE, as quais procurou considerar as expectativas dos educandos e compreendendo-os como sujeito social. Os resultados apontam que essa estratégia permite um ensino mais prazeroso, promove o acesso à literatura, promove a interação, além de cooperar para o pensamento crítico-reflexivo e exploração das potencialidades da linguagem, em especial, a literária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Waldemar Cavalcante Lima Neto, Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade de Pernambuco

Possui graduação em Gestão em turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco (2010) e graduação em letras pela Universidade de Pernambuco (2011). Possui especialização na área de linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa (UPE) e Gestão e produção cultural com ênfase em eventos (FAFIRE). É mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (2019), além disso, é discente regular do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PROGEL da Universidade Federal Rural de Pernambuco.  Atua com o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas procurando desenvolve trabalhos na perspectiva de formação do professor e do educando valorizando a integração, o respeito e a solidariedade em meios multiculturais. Atualmente é agente sindical do SINTEPE - Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco.  

IVANDA MARIA MARTINS SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Especialização em Literatura Brasileira pela UFPE (1995), Especialização em Educação Continuada e a Distância pela UNB (2011), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professora associada nível 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuando na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE. Também exerceu a função de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa EAD/UFRPE, no período de 2009 a 2019. É docente nos Cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia EAD/UFRPE, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE) e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE). Tem experiência como professora autora na elaboração de materiais didáticos para cursos EaD, realizados pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Universidade de Pernambuco (UPE). É autora da obra Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, tese de Doutorado publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Tem experiência nas áreas de Letras/Linguística e Educação, com publicações sobre: educação a distância- EaD, letramento digital, letramento literário, ensino de literatura, materiais didáticos.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Lima Neto, W. C., & SILVA, I. M. M. (2022). ENSINO DE LITERATURA: INTERFACES DIALÓGICAS COM O MÉTODO RECEPCIONAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(2), 085–106. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p085-106