EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p058-075Mots-clés :
Literatura. Diversidade. Educação Infantil.Résumé
É objetivo deste estudo analisar o trabalho com a literatura afro-brasileira no contexto escolar da Educação Infantil. Apresenta a referida literatura como suporte pedagógico na desconstrução de estereótipos e preconceitos para com as crianças negras na escola e no meio social no qual estão inseridas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Salvador/BA. O estudo, grosso modo, evidenciou que é de suma importância que as instituições de educação infantil proporcionem ações educativas que contemplem a diversidade e as diferenças, neste sentido a literatura afro-brasileira se constitui em um dos recursos pedagógicos para esse fim. Evidenciou que quando inserida no cotidiano escolar auxilia no direcionamento das crianças na valorização, respeito e contemplação das diversidades e das diferenças.
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