SIMULAÇÕES E SIMULACROS NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO COMERCIAL DE O BOTICÁRIO
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p059-073Mots-clés :
Estética. Mercadoria. Beleza. Simulacro. Propaganda.Résumé
Este artigo tem por objetivo averiguar simulacros e simulações na concepção de estereótipos no anúncio publicitário selecionado. Busca-se entender como a beleza é transformada em uma ferramenta sedutora para encantar as pessoas e facilitar o processo de venda de uma mercadoria. Para tais finalidades, utilizamos como objeto de estudo o comercial “Oba! Chegou Cuide-se Bem Deleite”, do Boticário. Trata-se de uma análise qualitativa da ação de simulacros e simulações, com suporte em especial das teorias de Baudrillard (1991), na construção de estereótipos nesta propaganda, pela qual foi possível constatar que tal narrativa publicitária está envolvida, contraditoriamente, por um discurso de inclusão. O que resulta na produção de uma beleza irreal, mas que por seu excesso de perfeição nos parece mais verdadeira do que a própria realidade.
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