SIMULAÇÕES E SIMULACROS NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO COMERCIAL DE O BOTICÁRIO

Autores

  • Lucas Dallagnol Faculdade Satc (Criciúma - SC).
  • Gutemberg Alves Geraldes Junior

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p059-073

Palavras-chave:

Estética. Mercadoria. Beleza. Simulacro. Propaganda.

Resumo

Este artigo tem por objetivo averiguar simulacros e simulações na concepção de estereótipos no anúncio publicitário selecionado. Busca-se entender como a beleza é transformada em uma ferramenta sedutora para encantar as pessoas e facilitar o processo de venda de uma mercadoria. Para tais finalidades, utilizamos como objeto de estudo o comercial “Oba! Chegou Cuide-se Bem Deleite”, do Boticário. Trata-se de uma análise qualitativa da ação de simulacros e simulações, com suporte em especial das teorias de Baudrillard (1991), na construção de estereótipos nesta propaganda, pela qual foi possível constatar que tal narrativa publicitária está envolvida, contraditoriamente, por um discurso de inclusão. O que resulta na produção de uma beleza irreal, mas que por seu excesso de perfeição nos parece mais verdadeira do que a própria realidade.

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Biografia do Autor

Lucas Dallagnol, Faculdade Satc (Criciúma - SC).

Graduando em Publicidade e Propaganda na Faculdade Satc (Criciúma - SC).

Gutemberg Alves Geraldes Junior

Doutor em Ciências da Linguagem e Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc (Criciúma – SC).

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Publicado

23-04-2020

Como Citar

Dallagnol, L., & Alves Geraldes Junior, G. (2020). SIMULAÇÕES E SIMULACROS NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO COMERCIAL DE O BOTICÁRIO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(1), 059–073. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p059-073

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