O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Auteurs-es

  • Andrea Larisse Castro Moura Faculdades Integradas Ipiranga
  • Raimundo Araujo Tocantins Faculdades Integradas Ipiranga

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p311-332

Mots-clés :

Interação, Gêneros textuais, Jornal, Leitura, Escrita.

Résumé

A escola representa muitas vezes a única oportunidade do jovem leitor estar em contato com o livro. É necessário propiciar de forma diversificada e interativa, um jeito de trazê-los ao mundo da leitura, contribuindo na sua forma de pensar, agir dentro de sua realidade. O estudo tem por objetivo analisar como se desenvolve a prática da leitura e escrita dos alunos por meio do desenvolvimento do seu pensamento crítico para a criação de textos, a partir do trabalho embasado em uma proposta didática e interativa, a qual estimula o uso de seus conhecimentos de mundo ao escrever as matérias. Assim, a utilização do Jornal contribuirá para transformar esse suporte em ferramenta pedagógica estimulante à leitura e a escrita, através do contato com conceitos básicos desse gênero e como suas características da teoria a prática da construção do Jornal escolar. Na Metodologia optou-se por uma pesquisa do Tipo Bibliográfica, numa abordagem básica e qualitativa e de embasamento fundamentado em referências de autores principalmente como Freinet, Faria Costa, Mikhail Bakhtin dentre outros, utilizando a concretização do ato através da leitura, discussão e escrita de textos. Os Resultados apontam que o jornal na escola possibilitará a realização de atos comunicativos, viabilizando esse aluno o contato direto com os diversos gêneros, incorporando a relação produtor – leitor de textos. Neste sentido infere-se que o trabalho com o jornal em sala de aula na prática, propiciará aos alunos um rico conhecimento cultural e social, tornando a prática da leitura e escrita uma atividade prazerosa e significativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2015-11-23

Comment citer

Moura, A. L. C., & Tocantins, R. A. (2015). O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(3), 311–332. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p311-332

Numéro

Rubrique

Artigos