O OLHAR DO HOMEM CÔNCAVO - ESTORVO DE CHICO BUARQUE

Auteurs-es

  • Federico Bertolazzi Universidade de Roma “Tor Vergata”

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p25-33

Mots-clés :

Narratologia, Real, Romance, Chico Buarque.

Résumé

O primeiro livro de Chico Buarque, Estorvo, é aqui analisado na sua estrutura narratológica, visando realçar a peculiar utilização de um mecanismo diegético que condiz com o tema e o aparato de recursos de escrita que o autor molda em função de sua filtragem do real. A distorção do mundo exterior, fruto da vivência metropolitana semimarginal do protagonista – e que atravessa as mais diferentes camadas sociais -, toma materialmente corpo, num particular tipo de digressão narrativa inédita, que chamamos aqui de “flashforward”. Diferente da prolepse clássica e do “flashforward” cinematográfico, o recurso que Chico Buarque utiliza caracteriza-se por se integrar a vários níveis dentro da narração, cabendo a ele um papel ativo na mudança dos eventos. Palavras-chave: Narratologia; Real; Romance; Chico Buarque.

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Comment citer

Bertolazzi, F. (2007). O OLHAR DO HOMEM CÔNCAVO - ESTORVO DE CHICO BUARQUE. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 1(1), 25–33. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p25-33

Numéro

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