MULHER, CORPO, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES DAS CAMPEÃS DO TIKTOK

Auteurs-es

  • Laura Seligman UFMS

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p134-154

Résumé

Este artigo é fruto de pesquisa que investigou as representações femininas das mulheres mais seguidas e de maior engajamento no TikTok Brasil e internacionalmente. Para analisar 50 posts, sendo 5 de cada uma das cinco mulheres mais seguidas no Brasil e cinco de cada uma das cinco campeãs internacionais de engajamento, usamos as técnicas descritas por Nassauer e Legewie (2021). Analisamos os cenários, figurinos, dizeres, exposição de corpos e sensualização das mensagens e imagens. Como resultados, encontramos a exposição sexualizada e sensualizada de corpos femininos como estratégias de obtenção de maior audiência e, por consequência, maior capital social e monetário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2023-11-27

Numéro

Rubrique

Artigos