MULHER, CORPO, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES DAS CAMPEÃS DO TIKTOK

Autores/as

  • Laura Seligman UFMS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p134-154

Resumen

Este artigo é fruto de pesquisa que investigou as representações femininas das mulheres mais seguidas e de maior engajamento no TikTok Brasil e internacionalmente. Para analisar 50 posts, sendo 5 de cada uma das cinco mulheres mais seguidas no Brasil e cinco de cada uma das cinco campeãs internacionais de engajamento, usamos as técnicas descritas por Nassauer e Legewie (2021). Analisamos os cenários, figurinos, dizeres, exposição de corpos e sensualização das mensagens e imagens. Como resultados, encontramos a exposição sexualizada e sensualizada de corpos femininos como estratégias de obtenção de maior audiência e, por consequência, maior capital social e monetário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

Seligman, L. (2023). MULHER, CORPO, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES DAS CAMPEÃS DO TIKTOK. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(02), 134–154. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p134-154

Número

Sección

Artigos