GÊNERO MULTIMODAL MEME: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Résumé
Partindo do pressuposto de que através dos gêneros discursivos o estudante é capaz de desenvolver a competência leitora, discutimos nessa pesquisa o gênero multimodal meme por ser contemporâneo e consequentemente mais acessível à comunidade jovem. Os estudos foram realizados na perspectiva da teoria histórico-cultural de Vygotsky (1996, 1998; 2000, 2007, 2008, 2001), tendo como foco a mediação para a construção de uma aprendizagem interativa e colaborativa, a partir dos conceitos espontâneos, científicos e de zona de desenvolvimento proximal. Consultamos também os teóricos renomados no gênero discursivo como Bakhtin (1992, 2003, 2006) e sobre a multimodalidade recorremos aos pesquisadores Dionísio (2011); Lara (2017, 2020); Knobel (2007, 2018); para abordar os multiletramentos nos direcionamos à Rojo (2012). A abordagem metodológica desta pesquisa apoia-se na metodologia qualitativa, com referência ao método de investigação, nos debruçamos na pesquisa bibliográfica. Sendo assim, este artigo define por objetivo, discutir o gênero multimodal Meme a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Os resultados do estudo apontam para a importância que a mediação, a interação e a colaboração, sob a à luz da teoria vygotskyana, desempenham no desenvolvimento de estudantes, como também do corpo docente para a construção de um referencial para o estudo do gênero multimodal meme no ambiente escolar.
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