GÊNERO MULTIMODAL MEME: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • CLEMILDA DAMIÃO FREITAS Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil
  • Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Resumen

Partindo do pressuposto de que através dos gêneros discursivos o estudante é capaz de desenvolver a competência leitora, discutimos nessa pesquisa o gênero multimodal meme por ser contemporâneo e consequentemente mais acessível à comunidade jovem. Os estudos foram realizados na perspectiva da teoria histórico-cultural de Vygotsky (1996, 1998; 2000, 2007, 2008, 2001), tendo como foco a mediação para a construção de uma aprendizagem interativa e colaborativa, a partir dos conceitos espontâneos, científicos e de zona de desenvolvimento proximal. Consultamos também os teóricos renomados no gênero discursivo como Bakhtin (1992, 2003, 2006) e sobre a multimodalidade recorremos aos pesquisadores Dionísio (2011); Lara (2017, 2020); Knobel (2007, 2018); para abordar os multiletramentos nos direcionamos à Rojo (2012). A abordagem metodológica desta pesquisa apoia-se na metodologia qualitativa, com referência ao método de investigação, nos debruçamos na pesquisa bibliográfica. Sendo assim, este artigo define por objetivo, discutir o gênero multimodal Meme a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Os resultados do estudo apontam para a importância que a mediação, a interação e a colaboração, sob a à luz da teoria vygotskyana, desempenham no desenvolvimento de estudantes, como também do corpo docente para a construção de um referencial para o estudo do gênero multimodal meme no ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutora em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE, 2018). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Pedagoga (UFPE, 1995). Atua no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da UFAL/ Campus Arapiraca. É vice-coordenadora do PPGEFOP (período 2021-2022). Atua como professora colaboradora no curso de Especialização em Ensino das Ciências e Matemática do IFAL/Campus Arapiraca. Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas no Campus de Arapiraca (2011) e vice-coordenadora (gestão 2019-2021). Leciona a disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem nas Licenciaturas diversas. No curso de Pedagogia leciona as disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de Arte e Arte Educação 1 e 2, e Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1 e 2 e o componente curricular ACE (Curricularização da Extensão). Coordenou o Subprojeto PIBID do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca/UFAL - Edital 2018/2019; Edital 2014 e Edital 2012. Integra o Comitê Assessor de Extensão do Campus Arapiraca. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: Multimodalidade, Ensino de Ciências, Produção e Leitura de Imagens para o Ensino, Formação de Professores, e Ensino de Arte.

Publicado

2023-06-05

Cómo citar

FREITAS, C. D., & Albuquerque, T. C. C. de. (2023). GÊNERO MULTIMODAL MEME: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(1), 093–111. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10917