IMAGEM AMADORA NO TELEJORNALISMO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Autores/as

  • Fábio Bitencourt Cadorin Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p260-274

Palabras clave:

imagem amadora. telejornalismo. TV digital. cultura digital

Resumen

Este artigo investiga se a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, sofre impacto com a implantação da TV digital. É uma síntese da tese de doutorado deste autor, intitulada “Imagem amadora no telejornalismo em tempos de cultura digital: implicações sobre o valor-notícia visualidade, na perspectiva de editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina”. A pesquisa parte do pressuposto de que a realidade é um fenômeno em construção. Paradigmas construcionistas, portanto, norteiam o estudo. Dentre as teorias do jornalismo, utiliza-se o Newsmaking por abarcar conceitos fundamentais à investigação, a começar pelo valor-notícia. A opção também se dá pelo fato de a pesquisa se desenvolver na perspectiva dos emissores. O referencial bibliográfico prioriza a abordagem de aspectos relacionados à cultura digital. Analisa-se o processo de transição do analógico para o digital e como essa mudança afeta as mídias, sobretudo, a televisão. Percebe-se que a produção de imagens que alcançam ampla circulação já extrapola os limites dos veículos de comunicação de massa tradicionais. Neste contexto, inserem-se as imagens amadoras. Enfatiza-se, então, o papel do olhar amador na construção da notícia. Como técnica de pesquisa de campo, realizam-se entrevistas em profundidade com editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina. Emprega-se uma análise de conteúdo para o tratamento do corpus. Os resultados sugerem que a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, não sofre impacto com a implantação da TV digital, mas tem a ver com o ingresso na cultura digital. Os dados também apontam para o fortalecimento do jornalismo participativo e da audiência como coautora da produção noticiosa de televisão, uma vez que a imagem amadora assume relevância além de sua utilidade como cobertura da zona de sombra do jornalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Bitencourt Cadorin, Universidade Veiga de Almeida

Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem, também pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Atualmente, é professor nos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida.

Publicado

2016-09-16

Cómo citar

Cadorin, F. B. (2016). IMAGEM AMADORA NO TELEJORNALISMO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 10(2), 260–274. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p260-274

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.