AMAZÔNIAS FIGURADAS: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSO EM PINTURAS DE RITA LOUREIRO

Autores/as

  • Edinaldo Gonçalves Coelho Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumen

Este artigo tem como foco a análise de duas pinturas da artista Rita Loureiro: A Bela Iriqui e Ci, a Mãe do Mato. As pinturas em questão foram produzidas como ilustrações da obra Macunaíma de Mário de Andrade. Tem como objetivos analisar as pinturas e investigar como a intertextualidade e o interdiscurso se relacionam nessas pinturas com a obra Macunaíma. Para isso, parte da escolha teórica que denomina essas pinturas como textos, representações e figurações, compreendendo que não são duplos de um real, mas que produzem um real. Como metodologia, parte de uma discussão teórica da pintura como texto, representação e figuração, buscando elementos que materializam a intertextualidade e o interdiscurso. Como resultados das análises, verificou que essas pinturas apresentam diversos elementos constitutivos em comum: tema, personagens, espaços. Entretanto, produzem interdiscursos com visões de mundo divergentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edinaldo Gonçalves Coelho, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Arte (CEUCLAR), Especialista Metodologia Ensino de Artes (Uninter) Mestrando em Estudos Literários (Literatura, outros Saberes e outras Artes) na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Na pesquisa de mestrado, estuda Macunaíma e algumas telas de Tarsila do Amaral, dentro da Literatura Comparada.

Publicado

2023-06-05

Cómo citar

Coelho, E. G. (2023). AMAZÔNIAS FIGURADAS: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSO EM PINTURAS DE RITA LOUREIRO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(1), 112–132. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11038