AMAZÔNIAS FIGURADAS: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSO EM PINTURAS DE RITA LOUREIRO
Abstract
Este artigo tem como foco a análise de duas pinturas da artista Rita Loureiro: A Bela Iriqui e Ci, a Mãe do Mato. As pinturas em questão foram produzidas como ilustrações da obra Macunaíma de Mário de Andrade. Tem como objetivos analisar as pinturas e investigar como a intertextualidade e o interdiscurso se relacionam nessas pinturas com a obra Macunaíma. Para isso, parte da escolha teórica que denomina essas pinturas como textos, representações e figurações, compreendendo que não são duplos de um real, mas que produzem um real. Como metodologia, parte de uma discussão teórica da pintura como texto, representação e figuração, buscando elementos que materializam a intertextualidade e o interdiscurso. Como resultados das análises, verificou que essas pinturas apresentam diversos elementos constitutivos em comum: tema, personagens, espaços. Entretanto, produzem interdiscursos com visões de mundo divergentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.